Ementário e Planos de Ensino a partir do Semestre 2019.2
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
BIO162 - Biologia Humana |
Base molecular, celular, genética e epigenética da formação do corpo humano. Biologia humana, reprodução e sexualidade. Tipos celulares humanos: organelas e fisiologia. Bioenergética e metabolismo. Perfil metabólico celular. Integração do metabolismo. Base celular, molecular e genética da síndrome metabólica e das co-morbidades associadas à alteração metabólica decorrente da obesidade. Evolução humana. Formação do povo brasileiro: diversidade e identidades étnicas. Meio ambiente, etnobiologia e questões sócio-ambientais. Bioética. A pesquisa envolvendo seres humanos e uso de animais. |
SAU184 - Metodologia da Ginástica |
História, metodologia de ensino e fundamentos da ginástica. Ginástica geral enquanto eixo articulador pedagógico na escola, modalidades esportivas, possibilidades da prática de ginástica na educação não-formal. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas à ginástica. |
SAU185 - História da Educação Física, Esporte e Lazer |
Educação Física: processo sócio-histórico. Debate acadêmico da educação física: pensamento epistemológico. Crise de paradigmas: influência na educação física, esportes e lazer. Tendências/abordagens da educação física, esportes e lazer. Problemáticas significativas. |
SAU186 - Introdução ao Trabalho Científico em Educação Física
|
Iniciação a temática da produção, sistematização e transmissão do conhecimento científico. Análise e discussão dos princípios metodológicos do processo científico. Procedimentos de estudo na universidade: leitura, análise e interpretação de textos, estruturas de fichamentos, artigos, resumos e resenhas. Elementos essenciais das regras formais da ABNT para trabalhos científicos. Elementos essenciais aos projetos de pesquisa científica. |
SAU325 - Corpo e Diversidade |
Corpo e diversidade: interfaces com a educação e saúde. Princípios de equidade, direitos humanos. Paradigmas de identidade de gênero/orientação sexual. Políticas de promoção e valorização da diversidade. |
SAU187 - Prática Curricular em Educação Física I |
Estudo e reflexão acerca dos espaços/campos de intervenção pedagógica na área da Educação Física. Investigação sobre a prática docente, a pesquisa e a ação extensionista em diferentes espaços educativos. Identificação da docência como a atividade profissional do(a) professor(a) de Educação Física. |
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
BIO175 - Anatomia Humana |
Anatomia macroscópica e funcional; Osteologia, artrologia e miologia; Organização e função geral dos ossos, articulações, músculos esqueléticos e suas relações com o movimento humano; Visão geral de anatomia de órgãos e sistemas. Associação entre o sistema musculoesquelético com as demais disciplinas do currículo e com a prática profissional. |
SAU188 - Metodologia do Jogo |
Conceito e características de Jogo. Estudo do Jogo como prática corporal produzida em diferentes contextos histórico-socioculturais. Análise das relações entre o Jogo, a Educação e Educação Física. Reflexões sobre as possibilidades de contribuição do Jogo ao processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Análise de propostas de organização e sistematização do Jogo para as diferentes etapas da Educação Básica. Orientação sobre planejamento de Jogo para as diferentes etapas da Educação Básica. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas ao jogo. |
EDU113 - Educação Especial e Políticas Educacionais Inclusivas |
A educação especial e sua inserção no contexto do sistema educacional brasileiro. As políticas públicas de inclusão, abordagens e tendências. Aspectos éticos e educacionais na inclusão de pessoas com deficiência na escola, na família e na comunidade. |
SAU326 - Introdução aos Estudos do Lazer para Saúde e Educação |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre os estudos do lazer. Interlocução do lazer com os campos da educação e saúde. Enfoque e tendências do lazer como área interdisciplinar. |
EDU416 - Filosofia da Educação |
As filosofias clássicas e suas relações com a educação. Concepções filosóficas que fundamentam a Educação no mundo moderno e contemporâneo. |
SAU89 - Prática curricular em Educação Física II |
Identificação e estudo sobre a Cultura Corporal, objeto de conhecimento tratado pelo professor de educação física no exercício da docência. Saberes curriculares, pedagógicos e vivenciais na organização de espaços de ações extensionistas. |
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
BIO407 - Fisiologia Humana |
Estudo do funcionamento normal dos órgãos e sistemas do organismo. |
SAU191 - Metodologia do Esporte I |
Estudo do esporte como prática corporal e expressão de cultura em suas diferentes dimensões. Discussão sobre sistemas de classificação dos esportes. Aspectos histórico-culturais, pedagógicos, táticos e técnicos de modalidades esportivas coletivas de invasão. Abordagens metodológicas de ensino dos esportes de invasão. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas ao esporte. |
SAU150 - Primeiros Socorros |
Estudo das situações de risco de vida. Normas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, imobilização e transporte em situações extremas. |
EDU650 - Teorias da Educação |
Pressupostos teóricos epistemológicos do campo da educação. Concepções teóricas de educação e dos processos pedagógicos. As tendências e correntes da educação. A relação teoria e prática E o pensamento pedagógico. |
EDU651 - Didática |
A relação sociedade-escola e suas implicações na docência. Paradigmas, teorias epistemológicas e a diversidade sociocultural. Didática, currículo e a prática docente. O ensino e seus elementos constitutivos: o planejamento, a avaliação. A Didática na formação e construção da identidade docente. Didática, pesquisa e produção do conhecimento. |
SAU192 - Prática Curricular em Educação Física III |
Estudo sobre a construção da identidade docente. Caracterização dos saberes necessários à docência. Organização de espaços, de estudo, pesquisas, fóruns temáticos e atividades de ações extensionistas. Produção, sistematização e difusão do conhecimento. |
4º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
BIO450 - Fisiologia do Exercício |
Histórico e evolução da fisiologia do exercício, estudo da energia para atividade física, sistemas de fornecimento e utilização de energia durante as atividades físicas; avaliação dos diferentes sistemas de fornecimento e utilização de energia durante as atividades; mecanismos de respostas e de adaptações dos diferentes sistemas à execução de diferentes tipos de exercício físico (aeróbio, anaeróbio e de força); conceitos clássicos em fisiologia do exercício, como o VO2máx e o Limiar Anaeróbio. |
SAU193 - Metodologia do Esporte II |
Estudo sobre as principais transformações históricas do esporte e suas problemáticas significativas. Aspectos histórico-culturais, pedagógicos, táticos e técnicos das modalidades esportivas de marca/precisão e de rede/parede divisória. Abordagens metodológicas de ensino dos esportes de marca/precisão e de rede/parede divisória. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas ao esporte. |
SAU142 - Medidas e Avaliação em Educação Física |
Estudo sobre biometria e antropometria em Educação Física escolar. Introdução de conceitos e estratégias para avaliação da aptidão física relacionada à saúde e habilidades atléticas em diferentes grupos. Testes de habilidades motoras. Avaliação postural. Avaliação da ingesta calórica e dispêndio metabólico. Interface entre medidas antropométricas e funcionais com a saúde individual e coletiva. |
EDU196 - Teoria e Metodologia da Educação Física |
Estudo e análise crítica dos métodos de ensino da Educação Física e sua aplicação nas escolas. Introdução as abordagens didáticas-pedagógicas. Problemáticas significativas. |
EDU612 - Psicologia e Educação |
A Psicologia e o conhecimento científico; estudo do desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente; estudo do processo de aprendizagem da criança e do adolescente. |
SAU194 - Prática Curricular em Educação Física IV |
Habilidades ligadas à formação do docente, acerca da relação indivíduo, prática educativa e sociedade. Elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos de ações extensionistas na Educação Física. Ação docente e competências para ensinar. Organização de Seminário de Práticas Curriculares. |
5º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU195 - Metodologia da Educação Física e do Esporte Adaptado |
Estudo da atividade motora adaptada, da educação física especial e das modalidades esportivas adaptadas na perspectiva inclusiva. História, características, técnicas, táticas e regras nas várias modalidades esportivas adaptadas. Metodologias e estratégias de ensino, inclusão e superação de fatores excludentes em contexto escolar e não escolar. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas à Educação Física e ao esporte adaptado. |
SAU196 - Educação Física e Saúde Coletiva |
Aspectos históricos da relação entre Educação Física, saúde e promoção da saúde. Educação Física e o campo da Saúde Coletiva. Determinantes da saúde nas populações. Práticas corporais e a saúde nos ciclos da vida. Epidemiologia da atividade física. Educação Física e os programas de promoção da saúde. |
SAU197 - Metodologia das Manifestações Culturais |
Conhecimentos históricos das manifestações culturais no Estado da Bahia/semiárido baiano. Princípios e práticas corporais dos jogos indígenas/meio-ambiente. Dimensão estética-política da educação afro-brasileira. Saberes populares, cultura oral e ação extensionista de práticas educativas. |
SAU198 - Aprendizagem e Desenvolvimento Humano |
O desenvolvimento motor nas diferentes fases de maturação do indivíduo: mecanismo e variáveis que influenciam. Aprendizagem de habilidades motora: princípios filosóficos e bases teóricas. Desenvolvimento e aprendizagem motora na Educação Física e Esportes. |
LET808 – Libras: Noções básicas |
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): conceito e parâmetros. Descrição visual e espaço de sinalização linguística e topográfica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Apresentação de vocabulário básico para o entendimento das estruturas e regularidades na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). |
EDU197 - Estágio Curricular em Educação Física I |
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Observação, coparticipação, planejamento, regência e avaliação na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, isto é, do primeiro ao quinto ano. |
6º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU328 - Metodologia da Capoeira |
Estudo histórico-social da capoeira. Princípios filosóficos, estéticos e educativos da capoeira. Ancestralidade afro-brasileira. Organização do trabalho pedagógico do ensino da capoeira escolar e na educação não-formal. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas à capoeira. |
EDU311 - Relações Étnico-Raciais na Escola |
A identidade como produção social e histórica. Raça e etnia. Democracia racial. A escola como espaço sócio cultural e de diversidade étnico-racial. Políticas educacionais de cunho étnico-racial; branquitude e ação afirmativa. |
SAU199 - Seminário de Projeto |
Os métodos científicos, suas características e aplicações em relação aos objetos de estudo da educação física. Elaboração e estruturação de projetos para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Elementos formais de projetos de pesquisa, de extensão e de ensino. Análise crítica e reflexiva do discurso científico e suas implicações para a vida acadêmica e profissional. |
SAU200 - Metodologia das Lutas |
A luta enquanto produção humana acumulada historicamente que constitui na contemporaneidade o conjunto de elementos da cultura corporal. História, conceito, modalidades contemporâneas e métodos de ensino. A luta na contemporaneidade e as inter-relações com o contexto: luta e violência, luta e educação/educação física e luta e esporte. |
SAU143 - Treinamento Desportivo |
Origem e evolução do treino. Princípios básicos e científicos do treinamento desportivo. Capacidades físicas e seus métodos de treinamento. Periodização para o alto rendimento e na promoção da saúde: do escolar ao treino personalizado. Talento desportivo na escola. |
EDU198 - Estágio Curricular em Educação Física II |
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Observação, coparticipação, planejamento, regência e avaliação nas séries finais do ensino fundamental, isto é, do sexto ao nono ano. |
7º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU305 - Metodologia das Atividades Aquáticas |
Caracterização, origem e evolução das atividades aquáticas. Princípios biomecânicos dos nados, organização didático-pedagógica e vivência dos processos pedagógicos do ensino da Natação. Prática dos quatro estilos: crawl, costas, peito e borboleta. Princípios e vivência das Brincadeiras e Jogos recreativos em ambientes aquáticos. Importância das atividades aquáticas no cotidiano humano e implicações nas dimensões do lazer, da atividade física e da utilidade pública. |
SAU306 - Metodologia da Dança |
Dança: abordagem histórica e contextualização cultural. Expressão corporal: ritmo e movimento. Elementos rítmicos. O movimento como linguagem corporal. Danças: elementos pedagógicos. Danças populares tradicionais da Bahia e região. Dança e cultura corporal. Problemáticas significativas. Ação extensionista de práticas educativas relacionadas à dança. |
EDU115 - Política e Gestão Educacional I |
O Estado e as forças sociais no processo de produção do sistema de ensino. A Educação como Política Pública. A organização e funcionamento do ensino e seus aspectos administrativos, didáticos e financeiros e os respectivos nexos entre a legislação e os planos de educação na realidade da educação brasileira. Gestão de Sistema. Gestão Escolar. |
SAU327 - Educação e Lazer |
Origem e evolução histórica do lazer e do trabalho. Educação física, trabalho, recreação e lazer: abordagem conceitual. O lúdico na vida cotidiana Educação para e pelo lazer. |
EDU199 - Estágio Curricular em Educação Física III |
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Observação, coparticipação, planejamento, regência e avaliação no ensino médio; ou na educação profissional e técnica de nível médio. |
8º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU157 - Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Educação Física, Esporte e Lazer |
Conceito de políticas públicas. Programas de incentivo à educação física, esporte e lazer. Legislação desportiva, planejamento e gestão aplicado à educação física, esporte e lazer. Fundamentos técnico-metodológicos para a elaboração e execução de projetos em educação física, esporte e lazer. |
SAU307 - Trabalho de Conclusão de Curso |
Elaboração, estruturação e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso a partir de orientações individuais. |
EDU478 - Estágio Curricular em Educação Física IV |
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Observação, coparticipação, planejamento, regência e avaliação no âmbito da gestão escolar. |
DISCIPLINAS OPTATIVAS
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU190 - Lazer e Cidade CH: 60h |
Discussão e reflexão do planejamento urbano. Intervenções nos diferentes espaços da cidade no âmbito do lazer. Problemáticas significativas. |
BIO116 - Biologia Aplicada à Educação Física CH: 60h |
Conhecimento dos princípios básicos da promoção, proteção e conservação da saúde. Influência das condições adversas, inerentes ao homem, no desempenho das atividades físicas. A Educação Física na promoção da melhoria da qualidade de vida. |
SAU160 - Nutrição Aplicada à Educação Física CH: 60h |
Conhecimento de Alimentação, Nutrição, Saúde e Desenvolvimento Físico. Papel metabólico e a dinâmica corporal dos nutrientes. Suplementação nutricional como recursos ergogênicos; relação entre água, macro/micronutrientes para praticantes de atividade física; condições patológicas relacionadas à Nutrição em atletas. |
SAU128 – Futebol CH: 75h |
Estudo dos conceitos técnicos, táticos e físicos do futebol, estabelecendo relações com aspectos históricos, sociais e culturais que permeiam os processos pedagógicos do ensino-aprendizado e treinamento da modalidade, numa perspectiva teórica e vivencial em ações junto à comunidade. |
SAU257 - Fisiologia do Exercício II CH: 60h |
Estudo da fundamentação teórica das práticas da atividade física, sua importância e as considerações epidemiológicas das doenças cardiovasculares. Introdução ao mecanismo da prescrição da atividade física e o estudo destas práticas com relação aos ambientes onde as mesmas se desenvolvem. |
SAU270 - Atividade Física e Terceira Idade CH: 60h |
Geriatria: desenvolvimento físico-orgânico-motor, prescrição, indicações e contraindicações de exercícios físicos. Aspectos afetivos-emocionais do envelhecimento e suas implicações na educação física, esporte e lazer. O corpo na velhice: metodologia das atividades físicas para os idosos. |
SAU159 - Vivências Corporais e Ritmos CH: 75h |
Práticas corporais: conhecimento e desenvolvimento senso-perceptivo do corpo. Planejamento, organização e construção das diferentes manifestações da corporeidade e do movimento rítmico no contexto da educação física. Ritmo, música e consciência corporal. Práticas corporais e o mundo moderno. |
SAU308 - Atividades Físicas e Academias CH: 60h |
Características fundamentais: influência e desenvolvimento dos diversos métodos de atividade física em academias. Reflexão crítica relativa à corporeidade e ao processo ensino-aprendizagem. |
SAU309 - Cinema e Corpo CH: 60h |
História do cinema, linguagem estética do filme. Produção cinematográfica das práticas corporais: metodologia de análise fílmica, com produção texto. Construção de roteiro, filmagem e técnicas de edição. |
SAU566 – Musculação CH: 60h |
Princípios básicos da biomecânica, cinesiologia e fisiologia aplicados ao exercício resistido. Equipamentos, instalações, métodos e tipos de treinamento resistido. Adaptação e controle de carga no treinamento resistido. Planejamento, gerenciamento e avaliação de programas de treinamento resistido. |
SAU310 – Voleibol CH: 60h |
Estudo histórico-crítico do voleibol. Fundamentos técnicos e táticos. Noções de regras oficiais do voleibol. Aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino do voleibol em contexto escolar e não escolar. |
SAU311 – Handebol CH: 60h |
Estudo histórico-crítico do handebol. Fundamentos técnicos e táticos. Noções de regras oficiais do handebol. Aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino do handebol em contexto escolar e não escolar. |
SAU312 – Basquetebol CH: 60h |
Estudo histórico-crítico do basquetebol. Fundamentos técnicos e táticos. Noções de regras oficiais do basquetebol. Aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino do basquetebol em contexto escolar e não escolar. |
SAU313 – Futsal CH: 60h |
Estudo histórico-crítico do futsal. Fundamentos técnicos e táticos. Noções de regras oficiais do futsal. Aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino do futsal em contexto escolar e não escolar. |
SAU314 – Atletismo CH: 60h |
Estudo histórico-crítico das provas atléticas. Principais regras do atletismo. Material, instalações e implementos. Escalonamento de pista, marcação e setorização do campo atlético. Corridas: velocidade, fundo e meio-fundo. Revezamentos. Maratona. Marcha atlética. Provas combinadas. Corrida com barreira e obstáculo. Lançamentos: da pelota, do dardo, do disco, do martelo e arremesso do peso. Saltos: distância, triplo, com vara e altura. Organização de eventos escolares de atletismo. Relação do atletismo educacional com a formação do cidadão. |
SAU315 - Polo Aquático CH: 60h |
Análise e compreensão das dimensões histórica, teórica e prática do Polo Aquático. Conhecimento sobre as características gerais e específicas do jogo e as possibilidades metodológicas para o ensino e aprendizagem desta prática corporal. |
SAU316 - Metodologia das Práticas Corporais de Aventura CH: 60h |
Estudo das práticas corporais de aventura urbana e na natureza como expressão da cultura em suas diferentes dimensões. Conceitos, históricos, características, segurança dos participantes e manutenção dos equipamentos. Formas de organização e fruição das práticas corporais de aventuras em espaços educativos escolares e não escolares, na perspectiva do lazer, saúde e qualidade de vida. |
SAU317 - Metodologia do Ensino do Esporte Paralímpico CH: 60h |
Estudo dos conceitos de Esporte Adaptado e Paralímpico. Aspectos histórico-culturais, pedagógicos, táticos e técnicos das modalidades esportivas paralímpicas e suas implicações ao processo de ensino-aprendizagem. Políticas públicas dos esportes adaptados e o impacto na organização do esporte nacional. |
BIO161 - Saúde e Espiritualidade CH: 60h |
Novos paradigmas da Ciência. Ciência e fé: diálogo possível. Interface Religiosidade/Espiritualidade. O processo histórico-antropológico da relação Ciência e Religião. Etnomedicina. Psicologia Transpessoal. Biologia das Emoções. Educação e Espiritualidade. Os efeitos da Espiritualidade na saúde e na formação do ser. Espiritualidade no cuidado ao paciente: humanização e integralidade. Cuidando do cuidador/professor de Educação Física na atenção à saúde no enfrentamento da morte, luto, dor e sofrimento. Bioética e Espiritualidade. |
BIO163 - Terapias Corporais CH: 60h |
Anatomofisiologia emocional do corpo humano. Consciência corporal: percepção, auto-conceito e auto-percepção. Influência biológica, histórica, cultural, emocional e espiritual no corpo humano e seus movimentos e na saúde. Biótipos, caráter, corpo, personalidade e métodos de vida segundo Ubaldi, Grof, Reich, Jung, Wilber, Hellinger, Capra e Lowen. Princípios bioenergéticos da análise corporal. Psicossomática. Corpo bioplasmático. Dinâmicas corporais (massagem, dançaterapia, exercícios bioenergéticos técnicas de relaxamento e respiração, exercícios desbloqueadores de couraças, toque terapêutico, meditação, imposição de mãos, movimentos livres) na sensibilidade, autoexpressão, autopercepção e autoconhecimento como dispositivo de saúde. Bases bioantropológicas do ser humano holístico e pacífico. Constelações Sistêmicas. Movimento ecosistêmico: nova ética ambiental. Intervenções extensionistas. |
SAU666 - Epidemiologia da Atividade Física CH: 60h |
A saúde e sua relação com a atividade física. Epidemiologia, história, conceitos e usos. Indicadores de morbidade e mortalidade. Testes diagnósticos. Base da pesquisa epidemiológica, tipos de estudos epidemiológicos e casualidade em epidemiologia. Mensuração da atividade física em estudos epidemiológicos, atividade física e ambiente. Atividade física e doenças crônicas. |
BIO458 - Bioquímica Aplicada a Educação Física CH: 60h |
Principais bio-moléculas. Características gerais. Metabolismo celulares. Bioquímica fisiológica: inter-relações metabólicas. Desvios da normalidade metabólica em condições de treinamento. |
BIO207 – Cinesiologia CH: 60h |
Estudos anátomofisiológico e mecânico do movimento do homem e de seus segmentos corporais: ação sobre o corpo humano. |
SAU318 – Hidroginástica CH: 60h |
Caracterização, origem e evolução da Hidroginástica. Princípios biomecânicos e organização didático-pedagógica. Conceitos, fundamentos e estruturação de aulas de Hidroginástica. Importância da Hidroginástica nas dimensões do lazer e da saúde. Hidroginástica para grupos especiais. |
EDU439 - Cultura Corporal e a Periodização do Desenvolvimento Humano CH: 60h |
Estudo da periodização do desenvolvimento humano, baseada na psicologia histórico-cultural, e sua contribuição para superação da dicotomia biológico x social como fundamento do trato com o conhecimento da Cultura corporal. |
EDU440 - Cultura Corporal e Infância CH: 60h |
Estudo dos processos históricos que caracterizam a infância. Análise da relação aprendizagem, desenvolvimento e ensino escolar. Estudo da cultura corporal e seus conteúdos (jogos, danças, esportes, ginástica e dança) enquanto proposta de ensino para os níveis de educação infantil e ensino fundamental, através da relação entre ciclos de escolarização e estágios de desenvolvimento. |
SAU319 - Práticas Integrativas e Complementares para Diferentes Contextos Socioculturais CH: 60h |
Estudo sobre a integralidade do corpo sujeito e suas relações com a sociedade e meio ambiente. Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde brasileiro. Abordagem dinâmica e integrativa para compreensão de processos saúde-doença. Conhecimento e vivência de práticas integrativas e complementares como tecnologias de intervenção preventiva e terapêutica em saúde. Práticas Integrativas e Complementares em diferentes espaços. |
SAU320 - Educação Física e Saúde Mental CH: 60h |
Saúde mental no Sistema Único de Saúde brasileiro. Interseções entre Estigma, preconceito e discriminação na saúde mental. Inserção da Educação Física nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial. Atividades sensório-motoras e outras práticas corporais/atividades físicas, práticas integrativas e complementares como possibilidades de intervenções profissionais da Educação Física. |
SAU312 - Corpo, Currículo e Descolonização CH: 60h |
Trato do conhecimento descolonizado da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar: abordagens teórica-metodológicas. |
SAU322 - Danças Circulares e o Contexto Educacional CH: 60h |
Estudo sobre Danças Circulares e sua inserção no contexto educacional. Aspectos históricos, símbolos, movimentos básicos e escrita. Consciência corporal, autoconhecimento e o lugar do sagrado. Danças tradicionais, contemporâneas e brasileiras. Vivências integrativas diversas para o contexto educacional. O papel do focalizador nas Danças Circulares. |
SAU323 - Práticas Lúdicas na Infância CH: 60h |
Conhecimento das diferentes tendências pedagógicas e metodológicas de trabalhos com crianças. O elemento lúdico como componente cultural. Construção de um repertório de atividades lúdicas na educação de crianças de 0 a 6 anos. Atividades rítmicas. Brinquedos cantados. Atividades de expressão: dramatização, contações de história. Jogos: funções, tipos e classificação. |
SAU139 - Análise Sócio-Antropológica da Educação Física, Esporte e Lazer CH: 60h |
Conceito corpo, cultura e sociedade. Fundamentos da sociologia e da antropologia. Estudo das dimensões sócio-antropológicas da educação física, esporte e lazer. |
SAU324 - Atividades Aquáticas para Grupos Especiais CH: 60h |
Conceito, características, especificidades e benefícios de atividades aquáticas para grupos especiais. Princípios e fundamentos teórico-práticos de atividades aquáticas para grupos especiais (Bebês, Gestantes, Portadores de deficiências físicas, Portadores de doenças respiratórias e Idosos). |