Ementa e Planos de Ensino ingressantes até 2019.1
*Clique no código e nome da disciplina para ter acesso aos planos de ensino.
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
Estudo da anatomia do corpo humano e dos sistemas. Estudo da interação osteo-músculo-articular. Aspectos anatômicos do crescimento (auxologia), características dos tipos físicos humanos (biotipologia). |
|
Diversidade, composição e estrutura celular. Organizações acelulares infecciosas e a saúde humana. A bioenergética. Metabolismo de ácidos nucléicos. Ciclo celular. Regulação da expressão gênica. Princípios de citogenética humana. Formação, crescimento e desenvolvimento humano e a influência do exercício. Genética molecular humana. Genes e capacidade física. Genética e sociedade. Introdução a bioética. Ação de agentes físicos, químicos e biológicos sobre a célula. Mutações genéticas. Adaptações biológicas ao ambiente. Evolução humana. |
|
SAU139 - Análise sócio-antropológica da educação física, esporte e lazer |
Conceito corpo, cultura e sociedade. Fundamentos da sociologia e da antropologia. Estudo das dimensões sócio-antropológicas da educação física, esporte e lazer. |
Abordagem histórica da psicologia. Modelos teóricos do processo de aprendizagem: natureza e princípios e sua contribuição na formação do educador. Estudo do estruturalismo psicogenético e desenvolvimento psicossocial do adolescente. |
|
SAU 140 - Análise histórica da educação física, esporte e lazer |
Educação Física: processo sócio-histórico. Debate acadêmico da educação física: pensamento epistemológico. Crise de paradigmas: influência na educação física., esportes e lazer. Tendências/abordagens da educação física, esportes e lazer. Problemáticas significativas. |
Exercício de reconhecimento e reflexão acerca dos campos de intervenção em que a Educação Física se insere, buscando identificar a docência como a atividade profissional do professor de Educação Física e investigar como se configura a prática docente, a pesquisa e a produção do conhecimento desta área, nestes espaços. |
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU144 - Análise filosófica da educação física, esporte e lazer |
Estudo da problemática educacional historicamente situada nas diversas concepções em filosofia da educação/educação física esportes e lazer . |
A natureza da prática pedagógica escolar: condicionantes sócio-políticos. A importância da didática na formação do professor. A relação currículo e didática; objeto de estudo da didática: o processo de ensino/aprendizagem. Estruturação da dinâmica da prática pedagógica: o processo de planejamento. Avaliação: aspectos pedagógicos, políticos e teórico-metodológicos. Visão crítica do uso das tecnologias em educação. |
|
Iniciação a temática da produção, sistematização e transmissão do conhecimento científico. Análise e discussão dos princípios metodológicos do processo científico. Procedimentos de estudo na universidade: leitura, análise e interpretação de textos, estruturas de fichamentos, artigos, resumos e resenhas. Elementos essenciais das regras formais da ABNT para trabalhos científicos. Elementos essenciais aos projetos de pesquisa científica. |
|
Principais bio-moléculas. Características gerais. Metabolismo celulares. Bioquímica fisiológica: inter-relações metabólicas. Desvios da normalidade metabólica em condições de treinamento. |
|
Estudos anátomofisiológico e mecânico do movimento do homem e de seus segmentos corporais: ação sobre o corpo humano. |
|
Identificação do objeto de conhecimento especifico tratado pelo professor de educação física no exercício da docência e os demais saberes curriculares e pedagógicos mobilizados nesse exercício. |
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
Estudo e análise crítica dos métodos de ensino da Educação Física e sua aplicação nas escolas. Introdução as abordagens didático-pedagógicas. Problemáticas significativas. |
|
Estudo do funcionamento normal dos órgãos e sistemas do organismo. |
|
Esportes de quadra: metodologia das diferentes abordagens pedagógicas. Técnicas e regras. O esporte como fenômeno sócio-histórico. Teorias do esporte. Problemáticas significativas. O trato com o conhecimento esporte em diferentes espaços. |
|
Atividades aquáticas: histórico e evolução. Enfoques: utilitário, competitivo e lúdico. Vivências dos movimentos básicos inerentes às atividades aquáticas nos seus diversos enfoques. Principais atividades aquáticas. Elaboração e orientação metodológicas das diversas atividades aquáticas. |
|
Teoria da ginástica: abordagem sócio-histórica. As escolas de ginástica. Expressões do movimento ginástico. O trato com o conhecimento ginástica em diferentes possibilidades de manifestações: esporte, saúde, lazer, escola. Problemáticas significativas. |
|
Organização de espaços de estudos, pesquisas, fóruns temáticos e atividades de extensão que pensem sobre a natureza da atividade docente e que identifiquem a prática como forma de produção, socialização e difusão do conhecimento. |
4º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
O Estado e as forças sociais no processo de produção do sistema de ensino. A organização e funcionamento do ensino em seus aspectos administrativos, didáticos e financeiros e os respectivos nexos entre a legislação e os planos de educação na realidade educacional brasileira. Descentralização da gestão escolar. |
|
Estudo dos princípios fisiológicos envolvidos no exercício das tarefas diárias do cidadão comum e a fundamentação teórica das capacidades físicas envolvidas em um treinamento de alto rendimento. |
|
SAU160 - Nutrição aplicada à educação física |
Princípios da alimentação e nutrição. Necessidades dietéticas recomendadas para indivíduos sadios, esportistas e atletas. Diretrizes para uma alimentação adequada. Princípios nutritivos na alimentação e nutrição humana. Alimentos e suplementos alimentares em atividades físicas. Estado nutricional e capacidade física. Dietas e atividades física. Patologias nutricionais em atletas. |
O desenvolvimento motor nas diferentes fases de maturação do indivíduo: mecanismo e variáveis que influenciam. Aprendizagem de habilidades motora: princípios filosóficos e bases teóricas. Desenvolvimento e aprendizagem motora na Educação Física e Esportes. |
|
Esportes de campo: metodologia das diferentes abordagens pedagógicas. Técnicas e regras. O esporte como fenômeno sócio-histórico. Teorias do esporte. Problemáticas significativas. O trato com o conhecimento esporte em diferentes espaços. |
|
Oferecimento de espaços em que os alunos possam colocar em uso, no âmbito do ensino, os conhecimentos, as competências, os saberes pedagógicos e as habilidades adquiridas nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso tematizando a cultura corporal de movimento. A atividade docente deve materializar-se através da pesquisa, do ensino e da extensão refletindo acerca da relação indivíduo-prática educativas - e sociedade. |
5º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
Conceituação da Educação Física Adaptada. A sociedade e o portador de “deficiência”. A Legislação e o portador de “deficiência”. A prática da atividade física e do esporte individual e coletivo para o portador de deficiência. Atuação do professor de Educação Física no mercado de trabalho. |
|
Estudo dos conceitos, objetivos, métodos e técnicas de medidas de avaliação na área de educação física. Etapas do processo de avaliação, tipos de testes, critérios de seleção e seus fundamentos. Conceitos e cálculos de coeficientes. Índices, aptidão física. Medidas morfológicas básicas. Avaliação em educação física e suas aplicações práticas. |
|
Noções de epidemiologia. A pesquisa em saúde coletiva e bioética. Práticas de saúde coletiva no Brasil. Relação entre atividade física e saúde. Aptidão física: conceitos e classificação. O profissional de educação física como agente de saúde. Planejamento de programas de promoção da saúde coletiva. Atividade física e saúde coletiva. |
|
Conceito e características do Jogo. Jogo como elemento da Cultura Corporal. Jogo e suas relações pedagógicas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação e na Educação Física. Importância, possibilidades e limitações da utilização do Jogo como elemento de desenvolvimento e interação do ser humano com o meio natural e social. |
|
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Análise, observação e co-participação no ensino da educação física nos níveis de educação: infantil, fundamental e médio. |
|
Cultura afro-brasileira: análise e reflexão. Difusão do conhecimento: científico, tecnológico e domínio popular. Ações educativas. Produções histórico-culturais. |
6º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
Dança: abordagem histórica e contextualização cultural. Expressão corporal: ritmo e movimento. Elementos rítmicos. O movimento como linguagem corporal. Danças: elementos pedagógicos. Danças populares tradicionais da Bahia e região. Dança e cultura corporal. Problemáticas significativas. |
|
Origem e evolução do treino. Princípios básicos e científicos relacionados às valências físicas: força, velocidade, flexibilidade, resistência e seus métodos de desenvolvimento. Periodização para o alto rendimento e na promoção da saúde: do escolar ao treino personalizado. |
|
Origem e evolução histórica do lazer e do trabalho. Educação física, trabalho, recreação e lazer: abordagem conceitual. O lúdico na vida cotidiana Educação para e pelo lazer. |
|
Métodos científicos e suas respectivas técnicas de coleta e análise de dados. Elaboração e estruturação de projetos de pesquisa científica: elementos formais dos projetos de pesquisa e trabalhos monográficos de final de curso. Seminário de apresentação dos projetos de pesquisa. |
|
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Regência no ensino da educação física no nível de educação: infantil. |
7º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
SAU157 - Políticas públicas, planejamento e gestão em Educação Física, Esporte e Lazer |
Conceito de políticas públicas. Programas de incentivo à educação física, esporte e lazer. Legislação desportiva, planejamento e gestão aplicado à educação física, esporte e lazer. Fundamentos técnico-metodológicos para a elaboração e execução de projetos em educação física, esporte e lazer. |
Estudo das situações de risco de vida. Normas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, imobilização e transporte em situações extremas. |
|
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Regência no ensino da educação física no nível fundamental. |
8º SEMESTRE
DISCIPLINA |
EMENTA |
Elaboração, estruturação e apresentação dos trabalhos monográficos de final de curso a partir de orientações individuais. |
|
Conhecimento das atividades pedagógicas: planejamento, metodologia, conteúdos, objetivos e avaliação. Regência no ensino da educação física no nível médio da educação básica. |
Disciplinas optativas
DISCIPLINA |
EMENTA |
Fisiologia do exercício II CH: 60h |
Estudo da fundamentação teórica das práticas da atividade física, sua importância e as considerações epidemiológicas das doenças cardiovasculares. Introdução ao mecanismo da prescrição da atividade física e o estudo destas práticas com relação aos ambientes onde as mesmas se desenvolvem. |
CH: 60h |
Estudo teórico prático do sistema locomotor, com revisão anatômica por articulações com noções e emprego da musculação por grupos musculares e seus respectivos exercícios |
Terapêuticas não Convencionais CH: 60h |
Concepções e práticas terapêuticas não convencionais nos cuidados com a saúde. |
SAU270 - Atividade física e terceira idade CH: 60h |
Geriatria: desenvolvimento físico-orgânico-motor, Prescrições, indicações e contra-indicações de exercícios físicos. Aspectos afetivos-emocionais do envelhecimento e suas implicações na educação física, esporte e lazer. O corpo na velhice: metodologia das atividades físicas para os idosos. |
BIO161 – Saúde e Espiritualidade |
|
SAU666 – Epidemiologia da Atividade Física |
|